quinta-feira, 8 de março de 2012

Ana - Um exemplo de Fé e Compromisso!

AUTORIA: Kamylla F. Souza

TEMA:Levantou-se Ana, e com amargura , orou ao Senhor, e chorou abundantemente.”(1 samuel  1:10)



       Ana era uma mulher que vivia na cidade de Ramá com seu marido Elcana, que possuía uma segunda esposa chamada Penina. Ana não podia ter filhos, já Penina tinha muitos e humilhava e provocava Ana por conta de sua esterilidade.  Mas Deus era o responsável por Ana ser estéril – “... porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre, 1Sm 1:6” –  pois ele sabia que Ana tinha temor e fidelidade em seu coração. Então um dia em frente ao pilar tabernáculo em Siló (onde eram feitos sacrifícios) Ana se levantou amargurada e fez um pacto com Deus. Ela disse que se Ele lhe desse um filho, este ia ser entregue para o tabernáculo para servir a Deus pelo resto de seus dias. E assim nasceu Samuel, o ultimo dos Juízes, o profeta que ungiu os primeiros reis de Israel, Saul e Davi,  um homem guiado por Deus que foi importantíssimo pois foi o intermediário de Deus para o povo de Israel ate a sua morte.

   Ana buscou Deus em uma situação impossível na época, pois Israel estava desacreditava, não adorava mais, sofriam ataques constantes por conta de terem desobedecido ao Senhor. Porém Ana teve fé e temor à Deus e com suas orações criou um relacionamento intimo com Ele reconhecendo-o  como Único e incomparável. Em sua oração de agradecimento ela diz

o meu coração se regozija no SENHOR ... A minha forca esta exaltada no SENHOR;  a minha boca se ri dos meus inimigos , porquanto me alegro na tua salvação... Não há santo como o SENHOR porque não há outro alem de ti ... Não Multiplicai as palavras com orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca... o SENHOR é o que tira a vida e a dá ...  julga as extremidades da terra e exalta o poder do seu ungido”( 1 Sm 2:1,2,3,6,10)

     Ana fez cânticos semelhantes a Salmos porque estava cheia do poder de Deus, ela agradeceu e deixou a vingança da humilhação por parte de Penina nas mãos de Deus. Sua canção demonstra a soberania de Deus perante o povo e a profecia do primeiro rei - o ungido por Deus - que estava por vir. Deus deu mais filhos a Ana depois de Samuel, ele escolheu Ana para ser mãe do profeta porque Ana era fiel a Deus e passou toda sua virtudes para Samuel que se tornou uma grande pessoa usada por Deus. Deus se agradou de Ana porque ela se destacou em um tempo onde até os templos era corrompidos e desobedientes, e também por ela se dispor a entregar seu filho tão desejado, ao senhor (foi um sacrifício piedoso).

     Então, seja cheio do espírito de Deus. Nos tempos de hoje é difícil conviver com uma pessoa que nos magoou, e como seres humanos, sentimos a necessidade de provar que podemos tanto, ou melhor, que ela. Isso não é necessário, pois Deus é misericordioso, e ele vai dar o que nós pedirmos, é só sermos obedientes e esforçados. O que a palavra mostra é que a melhor forma de conseguir alcançar seus objetivos é orando e merecendo de Deus e aquele que humilhou deve ser o primeiro que daremos a mão quando precisar de Ajuda.

Deus Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário